fotografia casamento casar e muito giro fotografia fotografo documental casamento reportagem portugal lisboa casamento campo

Vestidos de noiva: 6 dicas para acertar naquele ideal para si

Se ficaste noiva e não sabes qual vestido escolher, então, esta leitura é memso obrigatória para si, pois esta é das fases que mais demandam tempo e muita procura até escolher o modelo certo.

Compilamos 10 anos de experiências nas linhas que vais ler a seguir acerca do vestido de noiva e cada frase foi escrita a pensar em facilitar esta escolha para si.

vestido de noiva

COMO COMEÇOU A TRADIÇÃO DOS VESTIDOS DE NOIVA

A tradição de vestidos de noiva branco tornou-se mais popularizada após o casamento da Rainha Vitória, em 1840.

E para noivas de todas as épocas, após o pedido de casamento, pode não ser uma tarefa tão fácil escolher o seu vestido, apesa com da grande variedade de silhuetas, decotes e rendas. 

11 2

Os biótipos influenciam na escolha dos vestidos de noiva

Assim como sabes escolher a peça de roupa certa para si, a escolha do seu vestido não é um processo misterioso, mas também não é fácil. Há um jogo de proporção simples que tens de tomar nota e que faz parte do processo de escolhe do seu vestido de casamento.

Vamos dar-te algumas dicas para conheceres melhor em qual destes tipos físicos abaixo mais se encaixa, afinal o segredo para se sentir linda é conhecer-se e valorizar os aspectos do seu corpo que mais lhe agradam.

5 2

MAÇÃ (triângulo invertido):

Tens um biótipo corporal MAÇÃ se tiveres ombros largos, quadris estreitos, boas pernas, busto médio a grande.

Procura investir em vestidos de noiva: Vestido de corte Império, Vestido princesa, Vestidos com corte A ou Evasé, Vestidos com a parte inferior ligeiramente alargada, Vestidos esvoaçantes e vestidos de mangas com babados, Vestidos em V e decotes em U ou decotes largos.

Fique longe de: vestido com corte enviesado, tops e túnicas largas, detalhes de embelezamento nos quadris e coxas, vestidos rabo de peixe, cintos de cintura baixa.

7 2

RETÂNGULO: 

Tens um corpo em forma de RETÂNGULO se tiveres: busto pequeno a médio, quadris retos e nádegas, não muitas curvas, cintura sútil, ombros e quadris bem alinhados.

Procura investir em vestidos de noiva: Vestidos com corte sereia, Vestido princesa, Vestidos com corte coluna, Vestidos com decote em forma de concha, coração e V, Vestidos wrap, Vestidos com corte em linha A, Vestidos peplum.

Fique longe de: Decotes altos, vestidos excessivamente embelezados, vestidos com detalhes como babados ou laços que aumentam o volume do busto, túnicas retas ou quadradas.

8 1

AMPULHETA: 

Tens um biótipo corporal AMPULHETA se tiveres: O quadril e o busto quase de tamanhos iguais, Busto cheio, Cintura estreita bem definida, Este tipo de corpo alarga os braços, o peito, os quadris e o traseiro.

Procura investir em vestidos de noiva: Vestidos com corte sereia, Vestido de princesa, Vestidos com corte coluna, Vestidos com decote em forma de concha, coração e V, Vestidos de embrulho, Vestidos com corte em linha A.

Fique longe de: Decotes altos, Vestidos excessivamente embelezados, Vestidos com pormenores como babados ou laços que aumentam o volume do busto, Túnicas retas ou quadradas.

6 2

PERA: 

Tens um biótipo corporal PERA se tiveres: Quadril mais larga do que a parte superior, Cintura bem definida, Fundo arredondado.

Procures investir em vestidos de noiva: Vestido de corte Império, Vestido de princesa, Vestidos com corte A ou Evasé, Vestidos com a parte inferior ligeiramente alargada, Vestidos esvoaçantes e vestidos de mangas com babados, Vestidos em V e decotes em U ou decotes largos.

Fiques longe de: Vestido com corte enviesado, Tops e túnicas compridas, Detalhes de embelezamento nos quadris e coxas, Vestidos rabo de peixe, Cintos de cintura baixa.

CHECKLIST VESTIDO DE NOIVA
CHECKLIST VESTIDO DE NOIVA

6 dicas úteis para escolheres o vestido de noiva certo para si

Conheceça as silhuetas e os tipos de decotes dos vestidos de noiva

Quanto mais informações tiveres, melhor! Estar familiarizada com os termos irá ajudar o consultor a trazer os vestidos que se encaixam melhor no seu gosto pessoal e com o seu tipo físico.

Defina o orçamento

Esta será umas das primeiras perguntas do consultor(a) e esta deve uma de suas primeiras perguntas também, quanto estou diposta a gastar com o vestido de noiva. Desta forma estarás economizando tempo e energia, afinal ainda há muitos outros pormenores para administrar.

2 1

Observe as linhas

Descubra para onde seus olhos vão primeiro, depois veja como as linhas do vestido a direcionam para lá.

Tu podes começar a praticar estes princípios básicos olhando fotos de vestidos de noiva em sites especiliazados, pelas redes sociais ou em revista do gênero como a Revista I Love Brides, por exemplo.

19 1

Às vezes, menos é mais

Lembra-te de que  no dia do seu casamento o seu vestido deve refletir a versão mais brilhante de si neste dia tão memorável, portanto, escolha aquele que melhor se adequa ao seu tipo físico e que vai lhe deixar mais feliz e confiante para subir ao altar.

Convida a tua dama de honra

7 1

Esta dica é também para a dama de honra, para que ao ajudá-la a encontrar seu vestido de noiva seja honesta e solidária nas tuas escolhes. É mesmo muito importante que ela compareça às provas do vestido com a noiva. Isso vai ajudar-te imenso na escolha do vestido perfeito!

Os tecidos mais usados em vestidos de noivas

3 1
  • Seda: sendo o tecido mais nobre que existe, o seu brilho e toque único ao tempo em que é leve e resistente faz dela um tecido muito apreciado e conhecido das noivas. Também conhecida as suas variações como o gazar e a musseline.

 

  • Cetim: este é um dos tecidos mais tradicionais em vestidos de noiva pelas suas características de suavidade maciez e brilho. Dentre suas variações podemos apreciar: Duchese, Boucol, Changeant, Charmeuse, Vison, Zabeline e Cetim toque de seda fino. Escolhe o teu!

 

  • Organza: é muito utilizada na confecção de vestidos que levam vários trens ou camadas e babados por ser um tecido leve e aramada como o chiffon. Uma curiosidade é que o vestido de noiva usado pela princesa Margareth em 1960, criado por Norman Hartnell, utilizou 36 metros de organza de sede sobre saiotes engomados, como nos conta Fiona Ffoulkes e Silvia Resende na obra Como compreender a moda (Editora SENAC SP) e serviu de modelo para muitos outros vestidos de noivas.

 

  • Tafetá: uma excelente opção para vestidos de festa, o tafetá também é utilizado nos vestidos de noiva e pode ser feito de poliéster, com a seda ou somente de seda.

 

  • Tule: é aquele material utilizado nos tutus de ballet e nos vestidos de noiva pode ser usado nas saias e saiotes, decotes e mangas ou em todo o vestido.

 

  • Rayon: é um tecido bem indicado para casamentos no verão por ser liso e leve. Muito parecido com a seda.

 

  • Chiffon: é um tecido transparentem muito leve. Feito de seda ou rayon.

Dicas para as provas dos vestidos de noivas [BÔNUS]

30

Por fim, vamos falar de alguns detalhes para ajudar-te com a próxima etapa após a escolha do vestido de noiva que são as provas do vestido. Após a primeira haverão mais alguns até o dia do casamento.

A quantidade de provas varia de acordo com a data da contratação da peça, o dia do casamento e o tipo de contracto.

Então, aponte alguns detalhes que selecionamos para si a vista de aproveitar o máximo as provas:

  • O ideal é levares os sapatos que já escolheste e estar com ele aos pés para denifir a barra do vestido.

 

  • Caso estejas fazendo um regime e tenha certeza que o seu peso vai mudar muito até o dia do casamento avise ao estilista.

 

  • Aponte em um caderninho ou no telemóvel (em algum sítio onde saiba que não vai perder) tudo o que precisa ser arrumado no vestido para conferires depois se tudo foi ajustado conforme o combinado.

 

  • Tire foto de cada prova e deixa-as bem guardadas caso seja necessário verificar o estado em que estava o vestido em cada uma das provas e como o recebeu.

Já conheces as aulas do Casar é muito giro, Casamento Descomplicado, ao participar das aulas terás acesso a conteúdos e dicas importantes como essas para organizar um casamento com a tua personalidade e o teu estilo.

Tags : Vestidos de noiva

Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

fotografo casamento reportagem casar e muito giro fotografia artística wedding leiria porto aveiro coimbra setubal evora beja alentejo algarve faro portalegre viseu braga santarem viana do castelo vila real bragança guarda almada seixal setubal lisboa grande lisboa mafra guarda odivelas portugal

Fanny

Fotógrafa, videógrafa e uma admiradora legítima de casamentos e da atmosfera única que este dia traz. Por isso já registei com minhas objetivas centenas deles, moro em Lisboa, Portugal e adoro viajar por este país maravilhoso e único.
Vamos ser amigos?

SIGA @CASAREMUITOGIRO