fotografia casamento casar e muito giro fotografia fotografo documental casamento reportagem portugal lisboa casamento campo

ELOPEMENT WEDDING: TUDO PARA FAZER UM CASAMENTO A DOIS EM GRANDE

Já ouviste ou sabes o significado de um elopement wedding? Pois bem, é casamento a dois e a dois mesmo!  Como já é uma tendência entre os casais mundo afora, preparamos este guia completo para perceberes como fazer um elopement wedding em grande! Vamos a isso.

elopement wedding

O QUE É ELOPEMENT WEDDING?

O conceito de elopement wedding é basicamente um estilo de casamento para aqueles noivos que não pretendem gastar muito dinheiro ou para casais que sonham em uma celebração mais intimista. Já a etimologia da palavra, remonta as fugas dos casais apaixonadas tinham que fugir para casar as escondidas quando não havia o consentimento dos pais. 

Ora bem, com o passar dos tempos e a modificação dos hábitos o termo evoluiu e hoje o elopement wedding é a escolha que muitos casais fazem quando buscam uma maneira com mais significado e mais íntima possível de celebrar seu amor e sua união. O elopment wedding quer dizer basicamente um casamento a dois e quando pensamos em convidados, isto restringe-se aos pais, filhos e irmão ou um amigo muito próximo do casal.

O elopement wedding é uma cerimónia de casamento para casais apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem casar novamente em cerimônias mais modernas e há casais que acabam optando por este formato por causa de budget limitado.

A beleza do elopement wedding é que existem inúmeras opções de onde realizar a cerimônia. Eles podem acontecer na natureza, em parques ou edifícios públicos, em fazendas, praias, na residência dos noivos ou mesmo na propriedade de um membro da família.

AFINAL, QUE CASAIS OPTAM PELO CASAMENTO A DOIS?

O Elopement Wedding é um estilo de casamento íntimo e romântico, um momento só dos noivos. Particularmente por causa da pandemia do COVID-19, o elopment wedding tem crescido bastante e hoje é um dos tipos de casamentos mais populares entre os noivos, provando que essa tendência cheia de amor veio para ficar!

Ele é perfeito para casais que sonham com um momento só deles. Querem intensidade, profundidade, significado e muita intimidade. Além disso, querem segurança para viver seu sonho.

Então, se tu e a tua cara metade estão a pensar em organizar um elopment wedding, não deixem de ler tudo o que reunimos aqui neste post para saber como dizer SIM com todo o charme e intensidade que o formato permite.

ASPETOS ESSENCIAIS DO ELOPEMENT WEDDING?

elopment wedding 1

Como este estilo de casamento a dois é só de vocês, pode acontecer tudo o que quiserem, no formato e jeitinho que tenha a personalidade do casal. Não existem regras fixas, a não ser muito romantismo e intimidade, certo?

De uma maneira geral, acontece um momento de first look, uma troca de votos entre os noivos, seguida de ensaio fotográfico e um momento gastronômico, nem que seja pelo menos um bolo com champagne. Celebrar é preciso, sempre!

AS VANTAGENS DO ELOPEMENT WEDDING

As noivas que estão a organizar um casamento sabe que no meio de tantas preocupações a ideia de jogar tudo pro alto e simplesmente fazer desse dia um momento apenas a dois é realmente tentadora.

6 1

A proposta permite aos noivos escolherem exatamente o que quiserem para celebrar seu amor, sem burocracias ou protocolos que não seja o noivo e a noiva. Outra vantagem é o sítio escolhido, que pode ser um cenário incrível e paradisíaco onde jamais caberia uma estrutura para o copo-d’água.

Mas a ideia do elopment wedding vai além de economia ou praticidade. É perfeito para casais que sonham com esse momento de intensidade, profundidade, significado e muita intimidade vividos entre os dois.

TIPOS DE CERIMÔNIA PARA UM ELOPEMENT WEDDING

 Existem vários tipos de cerimônia num casamento a dois. Mas não te esqueça de assumir um compromisso perante a Conservatória também. Há três maneiras de realizar o casamento pelo registo civil:

CASAMENTO PELO REGISTO CIVIL EM FORMA PRESENCIAL NA CONSERVATÓRIA

O casamento civil na Conservatória é aquele que é celebrado na própria Conservatória pelo Conservador.

CASAMENTO PELO REGISTO CIVIL FORA DA CONSERVATÓRIA

Esse é quando há a deslocação do Conservador ao local escolhido pelos noivos (um buffet, restaurante, quinta, praia, etc.) para realizar o casamento.

CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL

Para nós é a mais gira das opções, pois o casamento pela Igreja dispensa a assinatura perante o Conservador, pois o casamento católico está investido de Direito Canónico e de Direito Civil.

3 2

CERIMÓNIA FEITA POR UM CELEBRANTE, FAMILIAR OU AMIGO(A)

Celebrada de forma mais íntima, verdadeira e acolhedora, essa cerimónia não tem efeito civil e nem efeito religioso. Ela tem crescido muito nos últimos anos por que não há regras e os noivos tem liberdade para personalizá-la como quiserem. A ideia é contar a história dos dois e celebrar o amor seja qual for a sua forma.

É uma cerimónia perfeita para quem não tem religião – ou tem duas diferentes.

TROCA DE VOTOS

Esse dia pode ser também informal e cheio de amor, afinal só os noivos bastam! É só escrever os votos e juras de amor e declamarem um para o outro, num momento absolutamente intimista.

9 1

DURAÇÃO DA CERIMÔNIA DE ELOPMENT WEDDING

A cerimónia para o casamento a dois é por volta de 30 minutos. Mas não é nenhuma regra, certo? Ela pode ter a duração que vocês quiserem! O elopement wedding tende a ser breve por que não há uma série de momentos de um casamento tradicional, como o cortejo de padrinhos, entrada de alianças etc. O tempo da cerimónia é basicamente dividido entre a fala do celebrante (se houver), os votos e as músicas.

COMO PLANEAR UM ELOPEMENT WEDDING?

O Casar é muito giro organizou um passo a passo para o elopment wedding dos seus sonhos! Preencha o formulário abaixo para receber GRATUITAMENTE o nosso checklist para organizares o teu elopment wedding na perfeição!

elopment wedding
ELOPEMENT WEDDING

ESCOLHER UM SÍTIO ESPECIAL

Não importa se vai ser um casamento em casa, na praia, no campo ou mesmo em algum destino paradisíaco, com paisagens de tirar o fôlego: esse tipo de casamento torna-se impactante já com a escolha do cenário, que pode ser desde o pico de uma montanha, uma praia deslumbrante, uma casa com arquitetura ilustre ou até mesmo uma construção histórica.

ESCOLHA A DATA

Se a escolha de vocês não é dar um pulinho espontâneo em Las Vegas e dizer SIM para um imitador do Elvis Presley, planear o elopment wedding é necessário.

Com uma data definida fica mais fácil organizar o casamento a dois de forma realista, especialmente se for no estrangeiro. Aliás, é importante saber se a data escolhida condiz com a estação do ano que vocês sonham.

WEDDING PLANNER: PRECISO MESMO?

Contratar os serviços de um wedding planner é uma mais valia para o casal. Estes profissionais irão ajudar-vos com todos os pormenores do casamento e vão tirar preocupações do planear um casamento da vossa cabecinha.

Se o casamento a dois for também um destination wedding, a assessoria é fundamental, pois ter alguém que conheça o local escolhido pelos noivos para o casamento e possa indicar-vos fornecedores e ajudá-los a planear tudo é fundamental para entender as regras e formalidades exigidas pelo sítio onde vão casar.

8 1

PLANEAR-SE COM ANTECEDÊNCIA

A organização de um elopement wedding não exige tanta antecedência como para um casamento tradicional. É aconselhável pelo menos cinco meses de antecedência para conseguires conciliar datas de todos os fornecedores. Já no exterior é melhor calcular entre 7 e 9 meses.

DECORAÇÃO

Para este formato de casamento, vais pensar na decoração par ao altar, a mesa do bolo. Já se forem celebrar em família depois da cerimónia, pensem na decoração da mesa e se vai haver tábua de queijos e frios. Lembra-te, é o teu casamento, um casamento a dois, mas com todo glamour!

CELEBRANTE

Como o elopemente wedding é uma troca de votos entre os noivos, não é uma regra ter um celebrante. Entretanto, contar com um celebrante do casamento deixa esse momento muito especial, como é o caso dos celebrantes profissionais onde o seu um discurso cheio de significado e com a história dos dois de maneira surpreendente.

FAÇA SEUS VOTOS

Escrever seus votos com antecedência vai poupar tempo e garantir que a emoção do seu par irá surpreender a toda gente ao ouvir os seus votos. Os votos são o ponto alto do elopment wedding, já que os noivos falam dos seus sentimentos e da sua história de amor.

7 1

ONDE FAZER O ELOPEMENT WEDDING?

O sítio do casamento é a decisão mais importante e não falta destinos em Portugal ou no estrangeiro. Procure um sítio que faça parte da vossa história e que tenha o mínimo de estrutura para a troca de votos e que permita momentos de intimidade. Os pontos turísticos e sítios muito movimentados não são as melhores opções. Prefira sítios mais afastados, restaurantes ou rooftops que possam ser fechados ou espaços abertos em meio à natureza.

No caso dos noivos que optam pela cerimónia no estrangeiro a chave é a programação coma antecedência seja para elopment wedding ou casamentos tradicionais.

ELOPEMENT WEDDING NA PRAIA

O povo português ama o mar desde suas origens e não há quem diga que a emoção de um casamento na praia não seja encantador. Se esta é a vossa opção, procurem por paradisíacas, cenários perfeitos para um elopment wedding. Mas não esqueçam do famoso plano B em caso de chuva.

ELOPEMENT WEDDING NO CAMPO

Portugal está repleto de serras de enorme beleza, vales com vistas fenomenais, paisagens místicas, cenários perfeitos para um elopement wedding. Escolher o melhor sítio para o vosso enlace matrimonial acontecer no campo não será tarefa difícil com tantas opções cá dentro. Ainda mais agora que Portugal foi considerado o melhor destino turístico da Europa.

13

ELOPEMENT WEDDING EM CASA

Existem várias razões para escolher organizar um casamento a dois na casa dos noivos, em casa da família ou mesmo alugar uma casa somente para a ocasião. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado, onde a cumplicidade dos noivos ou da família é indescritível e muito pessoal. Muitas vezes, o sentimento de estar num sítio tão especial torna a celebração muito mais cheia de significado para o casal.

4 1

QUANTO CUSTA UM CASAMENTO A DOIS?

Em geral, o elopement wedding tem como custos calculados o buffet, as bebidas, convites, lembranças de casamento e as equipas de profissionais que atuam no dia.

Como o número de convidados é reduzido e a estrutura do casamento em si, se comparado com o casamento tradicional, esta é uma boa opção para os noivos que o fazem por uma questão de tempo, dinheiro, gosto pessoal ou modo de vida incompatível com as festas tradicionais.

O custo das equipas inclui o deslocamento, estadia e alimentação.

QUAIS PROFISSIONAIS DEVO CONTRATAR PARA UM CASAMENTO A DOIS?

Tudo vai depender do que os noivos buscam para seu dia a dois ser perfeito e inesquecível. Como ele é bem personalizado, os fornecedores precisam entender o tipo qual o intuito e não simplesmente encaixarem seu sonho em um tipo de casamento irreverente.

Em geral, vale a pena contratar alguns profissionais como uma wedding planner, fotógrafo, videógrafo, celebrante, maquilhadora e decoração. Ao seu gosto, também podem acrescentar música ao vivo, papelaria, confeitaria e buffet e o que mais acharem necessário.

FOTÓGRAFO

As fotografias deste momento especial são imprescindíveis. Elas serão responsáveis por eternizar este dia tão íntimo dos noivos e a escolha do fotógrafo de casamento certo é mesmo muito importante.

Se um casamento tradicional passa num piscar de olhos, imagine então o elopmente wedding que significa “fugir para não retomar ao ponto de origem”. Esse casamento é mesmo muito rápido!

Antes de escolher o profissional que vai registar esse momento tão especial e cheio de pormenores, para encontrar este profissional especial dá uma olhadela em nossa dicas aqui.

VÍDEO

O que falar da imagem em movimento então? Ele que é a sétima arte. Um elopement wedding registado através das objetivas do vosso videógrafo é uma recordação especial, em que os noivos podem apresentar a familiares e amigos que não estiveram durante o casamento como tudo aconteceu.

WEDDING PLANNER

A profissional de organização de casamento tem conhecimento sobre os melhores fornecedores, as tendências, contactos de sítios giros, otimizam o seu tempo, cuidam de todos os pormenores e trazem mais tranquilidade aos noivos. Por mais simples que seja, sempre vai ter detalhes aborrecidos e se o seu elopment wedding for no estrangeiro, a assessoria é mesmo essencial.

11 1

DECORADOR

Embora o elopmente wedding tenha a decoração principal no altar onde vai acontecer o casamento, na mesa da refeição após o casamento, mas não restrinjam a vossa criatividade, pois as possibilidades de decoração são infinitas.

Este é um dia cheio de significado, e merece um background bonito, mesmo que seja só um altar ou arco. Já imaginaste seu altar de macramê cheio de folhas seca e mosquitinhos, que fotos giras vai render? E uma mesa com cadeiras pavão e com vossas iniciais como backdrop? O céu é o limite!

CELEBRANTE

O celebrante é o profissional que vai comandar o ritmo da cerimônia e deste dia tão especial. Como não existem formalidades e requisitos para ser uma celebração religiosa, pode haver um momento para contar-se a história dos noivos de uma maneira poética e intimista, com um clima que representa a emoção vivida neste momento.

MAQUILHADORA

A beleza natural na noiva já resplandece todo o misto de emoções deste tipo de casamento, mas que tal caprichar no penteado e na maquilhagem neste dia tão único? As fotos são eternas e toda noiva quer estar em sua melhor versão neste dia, e uma mãozinha de um profissional vai ajudá-la imenso!

Já para o penteado de noiva é preciso pensar em tudo: no vestido, acessórios e estilo e principalmente naquilo que a faz sentir-se em sua melhor versão. Então, a regra é sempre, seres tu mesma e tudo há de correr bem.

24

5 DICAS PARA O SEU ELOPEMENT WEDDING

Um casamento a dois não é só chegar, trocar votos e voltar para casa. Assim como um casamento normal, um casamento a dois é cheio de momentos íntimos, cheios de significado e emoção! Ele pode ter vários eventos que acontecem num casamento tradicional.

PREPARATIVOS

O ritual dos noivos a arrumar-se sempre rende ensaios artísticos lindos e no elopement wedding, então, estes momentos terão as emoções em dobro.

FIRST LOOK

Há sempre muita emoção quando o casamento inicia com o first look. É comum o noivo esperar pelo amor da sua vida de costas. Quando então vira-se para a pessoa, é pura emoção!

14

OS VOTOS

Já pensou que neste momento não tem desculpas para timidez ou não estar à vontade? Afinal, não haverá convidados ou então serão apenas os pais, filhos e um amigo íntimo.

Aproveita para expressar o seu amor em palavras, já que os votos serão o ponto alto do casamento. Algumas digestões são contar como se conheceram, quando descobriu que era o amor da sua vida, momentos divertidos e o que admira no seu par que faz querer estar toda a vida juntos. O mais especial é falar daquilo que vai ao coração.

ENSAIO PÓS-WEDDING

O ensaio após a cerimónia do elopement wedding tem os seus benefícios já que não vais ter de ir à pressa fazer o ensaio e voltar para visitar cada uma das mesas dos convidados. Curtam este momento que o elopment wedding vos permite. Compartilhem as vossas inspirações e desejos para este momento com o fotógrafo e o videógrafo do casamento.

ESCOLHER O MENU

Brindar esse dia tão único é a maneira perfeita de encerrar a celebração. Ter uma mesa de noivos bonita, bem montada, e curtir um menu especial a dois é opcional, mas que é romântico e cheio de charme, isso é!

Casamento é um momento de celebração. Organizem pelo menos um bolo – ou docinhos – com champagne para depois da cerimónia!

2 1

CONVERSANDO COM A FAMÍLIA SOBRE A DECISÃO DO ELOPEMENT WEDDING

Contar aos pais, avós e amigos que vais fugir para casar pode parecer uma conversa para quem viveu há Não tem nada nessa vida que não se resolva com uma boa conversa.

A família pode causar alguma apreensão para os noivos que decidiram fazer um casamento a dois com medo do mal-estar que a decisão pode gerar. Por isso é importante conversar com todos antes do casamento e explicar como é um elopment wedding para quem ainda não conhece o estilo e por que tomaram essa decisão.

LIVESTREAMING OU TRANSMISSÃO AO VIVO

Que tal incluir as pessoas que não podem estar com vocês neste dia través de uma transmissão ao vivo? Este é um dos benefícios que a tecnologia nos trouxe e também é uma forma de mostrar o vosso carinho e preocupação com os entes queridos que não podem estar presentes neste dia.

COMO COMUNICAR O ELOPEMENT WEDDING?

Não deixe de comunicar para as pessoas queridas, familiares e amigos o evento depois que ele acontecer. Existem várias maneiras de fazer isso, desde um comunicado online até cartões- que podem ser impressos ou escritos à mão. Usem a imaginação!

5 1

Tags : Elopment Wedding

Compartilhe em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

fotografo casamento reportagem casar e muito giro fotografia artística wedding leiria porto aveiro coimbra setubal evora beja alentejo algarve faro portalegre viseu braga santarem viana do castelo vila real bragança guarda almada seixal setubal lisboa grande lisboa mafra guarda odivelas portugal

Fanny

Fotógrafa, videógrafa e uma admiradora legítima de casamentos e da atmosfera única que este dia traz. Por isso já registei com minhas objetivas centenas deles, moro em Lisboa, Portugal e adoro viajar por este país maravilhoso e único.
Vamos ser amigos?