fotografia casamento casar e muito giro fotografia fotografo documental casamento reportagem portugal lisboa casamento campo

CASAMENTO VIRTUAL

8 PASSOS PARA UMA TRANSMISSÃO EM DIRETO

Índice

Os casamentos onde há convidados que moram no estrangeiro e que não possam estar presentes já agora optar peço casamento virtual e fazer da Internet uma carta na manga na hora de organizar o grande dia.

Muitos casais tiveram que adaptar o seu sonho após a quarentena ocasionada pelo COVID-19 e os formatos de casamento seguiram sua realização dentro dos padrões e normal de proteção social. Esse foi um momento em que o casamento virtual passou a ser realizado para dar oportunidades da presença de toda gente, mesmo ON line.

Muitas tendências surgem em momentos estremos e o casamento virtual foi uma resposta à necessidade de muitos casais realizarem o seu casamento em tempos de pandemia sem deixar de viver este momento com seus entes queridos.

O casamento Diana & Gianmarco que aconteceu em 2020 no Santuário de Cristo Rei teve esse objetivo, em meio ao momento a pandemia, a mamã do Gian em Venezuela presenciou todo o casamento em livestreaming e ainda poucos dias após o casamento pode conferir um vídeo completo do dia casamento em alta resolução registado pelo Casa é muito giro. Obrigado Di e Gi!

Muitos casais optam pelo casamento virtual com transmissão em direto e esta é uma tendência que está a fazer parte dos casamentos mesmo após a pandemia, de uma maneira atual e criativa. Continue a leitura connosco e descubra como ter um casamento virtual tu também!

O CASAMENTO VIRTUAL

O casamento virtual acontece quando a transmissão da cerimónia de casamento é transmitida em livestreaming com participação online de alguns convidados ou toda a gente, através das plataformas digitais propícias a este tipo de transmissão.

Os casais que optam pelo micro wedding ou mini wedding podem fazer um mix com casamento virtual (em livestreaming). Entretanto, tomem nota de alguns pontos importantes da organização de um casamento virtual, tendo a considerar os convites virtual e os meios de transmissão do casamento.

POR QUE FAZER UM CASAMENTO VIRTUAL?

Podemos numerar muitos benefícios da transmissão online de um casamento, mas como primeira deles é a oportunidade de organizares a maior parte do casamento em casa e sem estresse. Para ajudar-te nesta etapa, receba nossa plantilha financeira para organização do teu casamento clicando aqui.

Aliás, as reuniões virtuais já é uma tendência mesmo ao contratar fornecedores, pois através delas podes conhecer os seus serviços da mesma forma que fariam ao fazer uma visita fisicamente como, por exemplo, ver a galeria de trabalhos de fotógrafos e de videógrafos, provar vestidos de casamento, degustar o menu do casamento em casa e buscar indicações de fornecedores que pretendem fazer a reserva para o dia do casamento.

1

O DIA DO CASAMENTO VIRTUAL…

O casamento virtual permite que vocês compartilhem com os familiares e amigos os momentos mais especiais deste grande dia com aqueles que não puderem por algum motivo está presente fisicamente. Podem ser aqueles convidados que moram no estrangeiro, ou estão a passar algum problema de saúde e muitos outros motivos.

Há casos em que os noivos desejam fazer um casamento à dois ou um casamento de destino e a opção do casamento virtual é uma mais valia aos casais que pretendem transmitir este momento aos seus entes queridos.

Esta é também uma alternativa para os casais que querem ter o registo salvo em vídeo, embora não seja uma imagem com uma qualidade de imagem e áudio profissionais, poderás fazer o backup deste arquivo e guardá-lo para si como memória deste dia.

Os eventos e encontros virtuais estão presentes em nosso dia a dia, sendo as livestreamings de casamentos cada vez mais comuns e ao pesquisar na Internet irás encontrar muitos exemplos deste emocionante dia.

Continue a leitura para tomar nota do que é preciso saber da transmissão online do casamento virtual antes de dar o play.

2

COMO POUPAR NO CASAMENTO VIRTUAL

Os valores para uma transmissão em direto de um casamento podem variar consoante aquilo que os noivos definem como prioridade: preferem montar vocês mesmos o equipamento ou contam com ajuda de algum convidado? Preferem fazer a transmissão via telemóvel ou pelo portátil? O sítio escolhido para os aparelhos de transmissão requer extensão ou a quinta já disponibiliza?

A resposta a esta e a outras perguntas vão definir o quanto terão de investir em vossa livestreaming do casamento. Como sugestão podemos indicar que conversem com os videógrafos do casamento para verificar com eles se dispõem deste serviço e o valor para reservar.

3

ITENS NECESSÁRIOS PARA UM CASAMENTO VIRTUAL

Certifiquem-se de quem tem tudo pronto para a transmissão online do vosso casamento virtual aos convidados e se optaram por um home wedding estes itens também são para si:

Internet: antes de apertar o play verifique as condições de acesso a internet no sítio onde irá acontecer o casamento! A depender do local, pode nem haver sinal de Internet, por isso devem verificar esta condição em primeiro lugar.

Alguém responsável pela transmissão. 

Micro: o microfone a optar pode ser o do próprio equipamento ou um micro externo, a levar em consideração que o da própria câmara pode captar algum ruído do ambiente enquanto um dispositivo externo pode melhorar imenso a qualidade do áudio e possibilitar ouvir-se nitidamente a fala dos noivos.

Telemóvel, tablet, portátil ou câmara: estes são os equipamentos que farão a conexão e transmissão do casamento ao conectarem-se com a Internet.

Suporte para telemóvel e tripé: especialmente adequado manter a estabilidade das imagens e deixar o equipamento em segurança de quedas e tremores.

Uma plataforma para a transmissão em direto: se desejarem privacidade na transmissão, podem optar por criar um grupo exclusivo para os convidados e uma conta. Entretanto, se querem deixar o vosso casamento visível ao mundo, não há necessidade do grupo.

Carregador e baterias reservas: como precaução, aconselhamos ter sempre preparados carregadores ligados a ficha e baterias reservas carregadas para eventuais imprevisto no consumo rápido da bateria durante o evento.

Plano B: em caso de qualquer imprevisto na transmissão do casamento virtual, fale previamente com o responsável pela transmissão para salvar os arquivos e fazer o upload em outra media assim que possível.

Testar a qualidade de streaming: não é aconselhável fazer esse teste pouco tempo antes da cerimónia, caso haja algum problema com a conexão ou qualidade da streaming terá que ser resolvida a questão antes de começar a cerimónia.

4

8 PASSOS PARA TRAMISSÃO DO SEU CASAMENTO VIRTUAL

5

Fazer pesquisas pelo Pinterest, redes sociais ou até aqui no blog, você poderá ter uma boa ideia das fotos de casamentos que gostarias de ter. Separe essas inspirações numa pastinha e apresente ao seu fotógrafo para que ele possa entender exatamente o que desejas nas suas fotos de casamento.

UMA PRENDA PARA AS NOIVAS QUE ESTÃO A ORGANIZAR SEU CASAMENTO. BAIXE O E-BOOK “CASAMENTO ECONÓMICO”

Um guia prático e com dicas do coração para organizares o teu casamento tão sonhado!

O e-book “Casamento Económico” é um arsenal completo com dicas e conselhos para ajudar-te! Pois é noivinhas, reunimos neste ebook conselhos e informações úteis e muito giras tiradas de anos e anos de experiência no universo dos casamentos para vocês encararem esses preparativos mais à vontade do que nunca.

“Guia Prático do Casamento Económico” é um ebook GRATUITO, basta baixar!

thumb ebook
EBOOK GRATIS ECONOMIZAR CASAMENTO

8 PLATAFORMAS GRATUITAS PARA TRANSMISSÃO DE UM CASAMENTO VIRTUAL

Conheça algumas plataformas online e gratuitas para transmissões online, agora é só escolher aquela que atende à sua expectativa e prepara-se para muita emoção partilhada nas redes sociais. Vem conferir:

Zoom

É uma plataforma em sua versão free permite videoconferência de até 40 minutos para no máximo 100 pessoas por videochamada.

Google Meet

Apesar de ser uma nova ferramenta é muito útil para videochamadas com até 250 participantes. Para acesso a plataforma é necessário uma conta Gmail e o convite é enviado por email com o respetivo link de acesso.

WhatsApp

As chamadas em vídeo do WhatsApp proporcionam uma reunião a partir de um grupo até 32 participantes, se o grupo tiver mais pessoas, a reunião inicia-se como chamada em grupo e depois é feita a chamada de vídeo a partir da aba chamadas.

Facebook Live

O Facebook permite criar salas com os amigos para organizar transmissões em direto. Podes transmitir em direto para, no máximo, 50 pessoas num perfil, através do App Facebook instalado no telemóvel ou com câmara e software de streaming.

Skype

O Skype é uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft e é conhecida imenso pelos usuários da Internet, lançado em 2003 pela Microsoft permite transmissões online para mais de 10 participantes.

Microsoft teams

A Microsoft Teams permite videoconferências, reuniões e chamadas. É um sítio muito giro para a transmissão do casamento virtual e tem capacidade para até 10 mil participantes. Que glamour!

Instagram

O Instagram permite que a sua transmissão em direto fique visível apenas para as pessoas as quais é enviado o link. Dessa forma, tu podes enviar o link para todos os teus convidados e ainda enviar uma mensagem de texto com as informações do cronograma do dia, por exemplo.

Whereby

Através desta plataforma é possível 50 pessoas terem acesso a streaming sem a necessidade de haver uma senha. Esse sistema possui uma versão gratuita e outra paga com mais funcionalidades disponíveis aos usuários.

6

CUIDADADOS COM O ÁUDIO NO CASAMENTO VIRTUAL

  • Procure sítios longe de outros dispositivos eletrónicos para evitar interferências;
  • Durante a cerimónia, estejam atentos aos ruídos de fundo que podem ser uma ventoinha, climatizadores, colunas e, às vezes, a própria música ambiente durante a cerimónia na hora dos votos e do silêncio;
  • Cuidado com a distância do micro em relação a pessoa que está discursando. Ele não pode está muito perto da boca nem muito distante ou em direção contrária ao som;
  • Verifique se há no seu dispositivo a opção da regular o som;
  • Definam como será a participação dos convidados durante a transmissão online, se os micro deles ficaram mudos durante toda a cerimónia, durante parte dela ou se ficaram com o som para interações durante o casamento.
7

IDEIAS DE LEMBRANCINHAS PARA CASAMENTO VIRTUAL

Uma ideia para que seus convidados virtuais estejam ainda mais à vontade é enviar antes do casamento uma caixa com lembranças de casamento. Atualmente há muitos serviços de entrega que possibilitam saber a data exata que a encomenda irá chegar e por preços bem acessíveis. Podes pensar em enviar desde o estacionário e os convites, uma mini tábua de frios, por exemplo, até um mini bolo de casamento e alguns doces.

8

MAIS ALGUNS PORMENORES PARA O CASAMENTO VIRTUAL

Vamos a mais algumas dicas para que na transmissão do vosso casamento aconteça tudo a mil maravilhas. Abaixo mais alguns pormenores que fazem toda a diferença:

  • Ainda que o seu casamento virtual aconteça com alguns ou todos os convidados assistirem-no por videoconferência, pense em todos os itens de um casamento tradicional, a decoração, músicas, luz ambiente ou iluminação artificial. Afinal, este é o seu grande dia e não pode passar como um dia normal para vocês, mas a celebração do vosso amor.
  • Não deixe para segundo plano também a escolha do vestido de noiva, do fato do noivo, cabelo, maquilhagem e de acordo com o vosso gosto pessoal definam se os trajes serão mais formais ou descontraídos.
  • Comunique a decisão aos convidados e, se escolheram um tema mais formal ou mais descontraído para vestirem-se para o casamento, podem comunicar-lhes para seguirem a tendência também.
  • Estejam atentos ao fuso horário, se o casamento ou os convidados estão no estrangeiro.
  • Se houver um celebrante, informe-o da transmissão em direto ou comunique ao wedding planner para envolverem toda gente na cerimónia;
  • Em alguns momentos da cerimónia olhem para a câmara afim de que os vossos convidados que estão do outro lado sintam-se também participantes ativos deste dia e não apenas um registo estático a que se deve aguardar pacientemente.
Fanny Noiva

Tags : Casamento virtual

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

fotografo casamento reportagem casar e muito giro fotografia artística wedding leiria porto aveiro coimbra setubal evora beja alentejo algarve faro portalegre viseu braga santarem viana do castelo vila real bragança guarda almada seixal setubal lisboa grande lisboa mafra guarda odivelas portugal

Fanny

Fotógrafa, videógrafa e uma admiradora legítima de casamentos e da atmosfera única que este dia traz. Por isso já registei com minhas objetivas centenas deles, moro em Lisboa, Portugal e adoro viajar por este país maravilhoso e único.
Vamos ser amigos?

SIGA @CASAREMUITOGIRO